Home » Doces e Sobremesas » Diversos » Compota de Ananás


Julho 4, 2008 | Visitas: 6
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...
Compota de Ananás
Autor: 
 

Ingredientes
  • Ananás maduro e são — 500 g
  • Açúcar pilado — 500 g
  • água — 3 dl.
  • Limões (o sumo de) — 7

Preparacao
  1. Toma-se o ananás e corta-se às rodelas de cerca de um centímetro de espessura, a cada uma das quais se tira a casca, de modo que se não estrague a polpa do fruto. As rodelas cortadas e descascadas vão-se sobrepondo e pingando com sumo de limão.
  2. Prepara-se uma calda com açúcar pilado ou emprega-se o xarope simples, como se explica no artigo «Calda de açúcar», e, quando a calda ferve, deitam-se-lhe dentro as rodelas de ananás, as quais se deixam ferver durante meia hora. Passado este tempo, tiram-se as rodelas cozidas para um covilhete de grandeza apropriada, levanta-se o ponto à calda, senão estiver bastante alto, e deita-se a calda concentrada sobre as rodelas do ananás, cobrindo a compota com uma rodela de papel passento embebido em álcool, e, depois, o covilhete com papel fino colado com clara de ovo batida, que se aplica com um pincel.
  3. Se mais tarde se quiser apresentar o ananás coberto ou cristalizado, retira-se da calda em que está, escorre-se, mergulha-se noutra em ponto muito alto e põem-se as rodelas separadas em tabuleiro de rede, sujeitas ao sol e ao ar, resguardadas com gaze. Ao tirar-se da calda de cobrir pode ainda polvilhar-se com açúcar pilado, para lhe dar um aspecto brilhante.
  4. É escusado dizer que a fórmula acima refere-se só às proporções relativas, porquanto o peso do ananás é o que ele tiver e não um determinado; o do açúcar é que varia subordinado ao primeiro.

 

MAIS VISTOS

    Sorry. No data so far.

© 2006-2017 Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Contacto: maisreceitas@gmail.com