Couves de Barça
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
Preparação
  1. Sei que devem estar a pensar, o quê ???
  2. Passo a explicar, antigamente aqui na minha ilha havia muita pobreza, então a criação de porcos e sua respectiva matança era o sustento das famílias, a riqueza das famílias era medida um pouco neste sentido, quanto maior o porco e quantos mais porcos tinham, mais fartura havia à mesa.
  3. Os porcos chegavam aos 200 kg, sendo mais de ⅓ destes, gordura. Parte do porco era frita e depois coberto com a gordura do mesmo e a outra parte era salgada. (não se esqueçam que não havia frigoríficos nem congeladores).
  4. A parte dos joelhos, orelhas, rabo, parte do toucinho era salgada num recipiente de madeira chamada barça.
  5. Antigamente essas partes eram salgadas e chegavam a durar mais de um ano conservadas numas vasilhas, hoje em dia faço barça mas só de 1 semana ou 2, confesso que não é tão bom, mas resulta na mesma bastante bem.Então passemos à receita.
  6. a 2 semanas antes salgue com pelo menos 2 kg de sal , 1 orelha, 1 rabo, 1 joelho, 1 chispe e se quiserem outra qualquer parte com mais carne do porco.
  7. Na véspera de fazer o prato demolhe em apenas 1 agua as carnes.
  8. No dia coza as carnes bem cozidas até ficarem como as de feijoada, retire ⅔ da agua da cozedura despeje fora. Retire as carnes.
  9. Na restante agua coza couves picadas (corte 2 a 3 vezes mais grossas que a do caldo verde), batatas brancas, batatas doces, 1 cebola e 2 dentes de alho. Quando tiver cozido junte as carnes. (aldrabo 1 pouco e junto 1 caldo de galinha).Este prato é uma sopa mas ao mesmo tempo um prato principal. Normalmente aqui come-se num prato de sopa e com um garfo vai-se comendo as carnes e a batata e ao mesmo tempo com uma colher bebendo o caldo. (confuso , acho que sim, mas para mim resulta na perfeição). acompanha-se com pão de milho.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/couves-de-bar/