Pretzel
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • - 1 tablete de fermento (15 g)
  • - 1 colher (sopa) de açúcar
  • - 2 xícaras (chá) de água morna
  • - 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
  • - ½ colher (chá) de sal
  • - 100 g de manteiga sem sal derretida
  • - 50 g de bicarbonato de sódio
  • - açúcar e canela para cobertura
Preparação
  1. Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte ½ xícara (chá) de água morna e ½ xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tapando, por 10 minutos para fermentar. Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos. Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca). Coloque a massa numa tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno). Em seguida, coloque a massa em na superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de 1 cm de espessura e corte tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras, no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel. Encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, passe-os numa mistura de canela e açúcar. Sirva morno de preferência.
  2. Dicas
  3. - Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora, é essencial que seja banhado na água com bicarbonato.
  4. - Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez.
  5. - A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável).
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/pretzel/