Geleia de Laranja
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • Laranjas de grandeza média -- 4
  • Açúcar pilado -- 250 g
  • água -- 1 dl.
  • Gelatina Coignet -- 30 g
  • Vinho do Porto -- 2 dl.
Preparação
  1. Espremem-se as laranjas, juntando ao sumo o vidrado duma delas, cortado em aparas pequenas, a água e o açúcar. Deita-se tudo numa vasilha de ir ao fogo e põe-se a aquecer, deixando ferver a mistura por cerca dum quarto de hora. Depois tira-se o líquido do fogo e passa-se por um funil através dum pano grosso ou dum pouco de algodão hidrófilo pouco apertado, podendo empregar-se o aparelho de filtrar.
  2. Separadamente, desfaz-se a gelatina, cortada em tirinhas, num pouco de água quente, mistura-se com o líquido filtrado e com o vinho e deita-se em copinhos de vidro ou numa forma para gelado, convenientemente untada com manteiga.
  3. Se a geleia se preparar em época em que as laranjas estejam pobres em ácido, é conveniente acidular a mistura com um pouco de sumo de limão.
  4. Também se pode dispensar a junção do vidrado, deitando na mistura, em vez de vinho do Porto, tintura de vidrado de laranja que se obtém pondo esse vidrado em maceração em boa aguardente de vinho, durante uns quinze dias e filtrando depois o líquido.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/geleia-de-laranja/