Massa Folhada à Francesa
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
Preparação
  1. Peneirem-se sobre a tábua de amassar 250 gramas de boa farinha de trigo, deixando-a em monte, faça-se-lhe uma cova, junte-se-lhe uma pitada de sal fino, 1,5 decilitros de água, amassa-se a farinha com cuidado para não deixar encordoar a massa e forme-se com ela uma bola, que se deixará em repouso por um quarto de hora.
  2. Enquanto a massa repousa, amassem-se 250 gramas de boa manteiga directamente com a mão, e, em tempo frio, dentro dum pano bem quente.
  3. Tome-se a massa de trigo, ponha-se sobre a tábua polvilhada com farinha e prema-se, dando-lhe pequenas pancadas com a palma da mão, de modo que se estenda em rectângulo.
  4. Dê-se, de modo semelhante, a mesma forma à manteiga e disponha-se sobre a massa de trigo. Dobrem-se os quatro lados desta sobre a manteiga, aproximando-os bastante, para que se soldem, : envolvendo-a completamente.
  5. Em seguida polvilha-se a massa com farinha e estende-se com o rolo de modo que fique, pelo menos, três vezes mais comprida do que larga.
  6. Suponha-se dividida em três partes no sentido do comprimento, dobre-se o primeiro terço sobre o segundo e o terceiro sobre o primeiro.
  7. Deixe-se descansar novamente por um quarto de hora e estenda-se de novo em sentido perpendicular àquele em que se estendeu da primeira vez e repita-se esta operação seis vezes, intercaladas, de duas a duas, por um quarto de hora de repouso.
  8. Dez minutos depois da última estendedela, a massa está no caso de empregar-se.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/massa-folhada-rancesa/