FIOS DE OVOS (1)
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • 15 gemas
  • 500 gr de açúcar
  • 3 dl de água
Preparação
  1. Disponha as gemas num passador de rede fina, com um recipiente por baixo e deixe-as coar lentamente, sem ser necessário mexê-las com qualquer objecto.
  2. Ponha um tacho ao lume (não muito alto), o a água e o açúcar. Quando a calda atingir o ponto fraco (30º no pesa-xaropes), deitam-se no tacho duas colheradas de sopa de gemas, para 'sujar o ponto'. Baixe o lume e meta ¼ das gemas num funil de três ou quatro bicos. Com o funil em movimentos circulares e ritmados, por cima do tacho, à distancia de um palmo, vá deixando cair os finíssimos fios que saem dos bicos. Quando terminar o conteúdo do funil, suba um pouco o lume e deixe ferver apenas um minuto. Reduza de novo o calor. Redire a meada com dois garfos e deposite sobre um passador de rede, voltado ao contrário. Com os garfos, ou mesmo com as pontas dos dedos, molhados em água fria, separe os fios, tanto quanto possível, sem os partir.
  3. Deite um pouco de água no tacho, para manter o ponto inicial e repita a operação, até terminar as gemas. Sempre que sae vá retirar nova meada, tira-se a anterior do passador e coloca-se numa travessa molhada com água e escorrida.
  4. Esta quantidade de gemas rende cerca de 300 gr de fios de ovos.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/fios-de-ovos-1/