GELADO DE BAUNILHA
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • Ingredientes:
  • 2,5 dl. de leite
  • 1 ovo
  • 2 gemas
  • 100 g. de açucar *
  • 2,5 dl. de natas
  • 1 vagem de baunilha.
Preparação
  1. Leve o leite a ferver com a vagem de baunilha e deixe de infusão, fora do lume, durante 15 minutos. Retite a vagem de baunilha. Numa tigela, bata o ovo com as gemas e o açucar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Adicione o leite e passe o preparado para um passador fino. Leve a cozer em lume muito brando ou em banho-maria até o creme cobrir a colher com uma fina película. Deixe arrefecer numa tigela.
  2. Bata as natas até estas ficarem cremosas, mas não duras, e junte-as cuidadosamente ao creme anterior. Deite a mistura obtida nas cuvetes do frigorifico, cubra com uma folha de alumínio e coloque no congelador.
  3. Bocados de fruta podem ser adicionados ao gelado de baunilha a meio da congelação (solidificação).
  4. Se quiser fazer gelado de café, junte ao gelado de baunilha, 1 colher de sopa de essência de café ou de café solúvel desfeito num pouco de água fria.
  5. Dicas:
  6. Algumas regras para a confecção de gelados:
  7. A quantidade de açucar é estremamente importante, pois, se exceder a indicada, o creme não gelará e, se fôr insuficiente, ficará demasiado duro e insípido. Deve contudo, ter-se em conta que numa preparação doce terá de incluir uma maior quantidade de açucar quando se destina a ser gelada. Nos sorvetes, a quantidade de açucar, de que depende a sua consistência cremosa, é ainda mais importante.
  8. Algumas receitas para gelados com sabor mais intenso incluem leite em vez de natas. Este deve ser, de preferência, leite evaporado e vende-se em latas.
  9. Para solidificar um gelado, a temperatura do frigorifico deve ser a mais baixa possivel, pois o gelado será tanto mais saboroso quanto mais rápidamente se processar a congelação. O recipiente e os ingredientes devem já estar gelados antes da preparação.
  10. Algum tempo antes de servir, retire o gelado do congelador e coloque-o numa das prateleiras do frigorifico.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/gelado-de-baunilha/