Peru assado
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
Preparação
  1. Escolhe-se um peru novo, retira-se-lhe o alimento umas vinte horas antes de o matar, e, umas quatro antes, embriaga-se com vinho branco alcoólico, a que se pode juntar um pouco de aguardente, entretendo esta embriaguez até à ocasião da morte, para que esta seja suave.
  2. Sangra-se então no pescoço, aproveitando o sangue se se quiserem empregar as abatises para cabidela.
  3. Apenas morto, depena-se o mais rapidamente possível, para que o próprio calor facilite esta operação, chamusca-se, tira-se-lhe o papo pelo pescoço e depois as outras vísceras, lava-se com vinho branco e sal fino, pendurando-se em lugar fresco, dum dia para o outro, para ficar um pouco mortificado.
  4. No dia seguinte à matança, enche-se o peru pela abertura do pescoço com um recheio de picado, pondo-o a assar untado com manteiga, banha de porco, sal e pimenta, regando frequentes vezes a parte superior com o molho que escorre na aparadeira e espetando o peru com um garfo para que o molho penetre mais facilmente na carne.
  5. Os Franceses usam ligar os perus e outras aves por meio de cordéis que lhes prendem as coxas e lhe atravessam o corpo. Entre nós, geralmente, introduzem-se simplesmente as pontas das coxas numa abertura feita no anus da ave.
  6. Depois de assado serve-se geralmente com agriões.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/peru-assado/