Arajé
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • 500 gramas de feijão fradinho, cru --
  • 200 gramas de cebola;
  • Sal a gosto;
  • 1 cebola pequena, com casca;
  • 500 ml de óleo;
  • 500 ml de azeite de dendê;
  • 2 xícaras (chá) de vatapá;
  • 150 gramas de camarão seco.
Preparação
  1. Coloque os feijões inteiros num processador de alimentos e bata por alguns segundos para quebrar os grãos. Cuidado para não esmigalhar.
  2. Coloque os feijões num recipiente e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo doze horas. Agite os feijões com uma colher e com uma peneirinha vá retirando todas as cascas que se desprenderem dos feijões.
  3. Depois de retirar bastante as cascas, lave os feijões sob água corrente continue retirando o “olhinho” e o restante das cascas. Retire o máximo possível. Reserve.
  4. Descasque as 200 gramas de cebolas. Corte em pedaços. Reserve.
  5. Num processador, coloque os feijões e as cebolas. Bata por três minutos, ou até obter uma pasta lisa e uniforme. Retire toda a pasta do processador e coloque dentro de uma panela grande e funda.
  6. Com uma colher de pau, bata a massa do acarajé até que a massa triplique de volume. Este processo é bastante demorado, mas é importantíssimo para a fermentação.
  7. Coloque o óleo, o azeite de dendê, e a cebola com casca numa panela média e leve ao fogo alto para esquentar.
  8. Com duas colheres de sopa, modele os acarajés: encha uma das colheres com a massa, passe de uma colher para a outra até que a massa fique com formato de bolinho.
  9. Coloque os bolinhos no óleo bem quente e frite por três minutos de um lado. Com uma escumadeira, vire os bolinhos e deixe fritar até que fiquem dourados. Regule a temperatura do óleo. Se for necessário, abaixe a chama do fogo para que o óleo não queime.
  10. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente.
  11. Corte ao meio e recheie com vatapá.
  12. Coloque o camarão seco dentro do acarajé e feche. Sirva a seguir
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/araj/