As Bebidas Desportivas (Isotónicas)
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
Preparação
  1. O que são as bebidas desportivas?
  2. O que tem em comum uma pessoa que treina moderadamente quarenta minutos no ginásio,
  3. outra que caminha diariamente uma hora para chegar ao trabalho e um atleta que treina disciplinadamente para uma competição?
  4. Todos suam e tem a necessidade de repor o que o corpo perdeu durante essas actividades. A ingestão de líquidos é fundamental para a saúde do corpo. Durante a prática de actividade física leve, moderada ou intensa, a temperatura corporal sobe e o organismo reequilibra-se eliminando suor. A transpiração provoca a perda de líquidos e sais minerais essenciais à saúde, causando a desidratação. As bebidas desportivas foram criadas para proporcionar a reposição dos líquidos perdidos pelo suor de forma rápida e efectiva.
  5. A fórmula cientificamente desenvolvida e comprovada deve conter a quantidade ideal de carbohidratos (6%) e sais minerais, que ajudam na absorção efectiva dos fluidos no organismo.
  6. Porém quando se fala em hidratação e bebidas desportivas, alguns conceitos, muitas vezes infundados, geram dúvidas em relação ao seu consumo.
  7. Conheça seis dúvidas frequentes sobre hidratação:
  8. ) A água e os sumos são a forma mais eficiente e rápida de hidratação.
  9. MITO. A água é um excelente saciador da sede, mas em situações de actividade do corpo, não é um bom rehidratante. Isso porque, além de provocar a sensação de saciedade antes de as pessoas estarem completamente rehidratadas, a água não contém todas as substâncias necessárias para repor o que o corpo perdeu com o exercício. Os sumos e refrigerantes têm uma grande quantidade de carbohidratos que tornam a absorção mais lenta pelo organismo e que acabam por causar aquela indesejada sensação de peso no estômago. As bebidas desportivas, por sua vez contêm carbohidratos e sais minerais que repõem com rapidez e eficiência os líquidos perdidos pelo suor e são absorvidas pelo corpo na mesma velocidade da
  10. água.
  11. ) As Bebidas desportivas são somente para atletas. Se pedala 40 minutos, 3 vezes por semana na bicicleta ergométrica não preciso me hidratar.
  12. MITO. Em actividades moderadas também deve-se repôr o que o corpo perdeu com o suor. Os
  13. carbohidratos presentes na bebida desportiva serão mais uma fonte de energia para que o
  14. indivíduo se exercite melhor e por mais tempo. Além disso, eles vão ajudar a preservar e
  15. restabelecer as reservas de energia, mantendo o pico de energia por mais tempo.
  16. ) Quando se exercita, pode hidratar-se com água de côco que é um isotónico natural.
  17. MITO. Justamente por ser natural a concentração de sódio encontrada na água de côco pode variar muito, não repondo correctamente o que se perde com a transpiração. Prefira as bebidas desportivas cientificamente formuladas que oferecem a quantidade ideal de carbohidratos e sais minerais.
  18. ) Existem limites de ingestão diária de bebidas desportivas.
  19. MITO. Ao contrário do que se pensa, as bebidas desportivas podem ser consumidas diariamente na quantidade que desejar, porque não causam danos ao organismo de pessoas sadias e fisicamente activas. Eventuais excessos de sais minerais contidos na bebida desportiva
  20. e não assimilados pelo organismo são naturalmente eliminados pela urina.
  21. ) Bebidas desportivas não podem ser consumidas por idosos e crianças.
  22. MITO. As bebidas desportivas podem ser consumidas por qualquer pessoa, inclusive por crianças e idosos.
  23. Gestantes e pessoas portadoras de certas doenças e disfunções orgânicas como : diabetes,hipertensão, doenças que provocam retenção de líquidos no corpo, somente devem ingeri-la mediante orientação médica.
  24. ) Não pode beber nada antes nem durante as aulas no ginásio, pois tenho medo de sentir um peso no estômago. Só consumo bebidas desportivas depois dos exercícios.
  25. MITO. O facto da bebida desportiva não ser gasosa e os seus carbohidratos serem de fácil absorção permite que ela seja absorvida com grande rapidez e que o estágio de permanência
  26. no estômago seja mínimo, não havendo a sensação de peso causada por muitos alimentos ebebidas. O consumo de bebidas desportivas é recomendável em três momentos: Préhidratação:
  27. duas horas antes da competição recomenda-se a ingestão de 600 a 800ml.
  28. Hidratação durante a competição/actividade física: 200 a 300ml a cada 15 ou 20 minutos. Póshidratação:
  29. recomenda-se repôr o correspondente a 150% do peso corporal perdido.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/as-bebidas-desportivas-isotas/