Técnicas de Emagrecimento - Mitos e Verdades
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
Preparação
  1. Ficar em jejum é penoso, mas emagrece.
  2. Mito: Ao contrário! “Quando ficamos em jejum, o corpo não identifica se é intencional ou não. Então, ele acaba poupando energia, para nos manter vivos”, explica Ana Beatriz.
  3. Beber água durante as refeições engorda.
  4. Mito: Um copo ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão. “Mais do que isso pode atrapalhar, pois dilui as enzimas e o sulco gástrico”, diz Tânia. O que aumenta o valor calórico de uma refeição é o consumo de bebidas adoçadas.
  5. Chá verde ajuda na perda de peso!
  6. Verdade: Por ter cafeína e catequinas, ele acelera o metabolismo e auxilia a diminuição de gordura corporal. “Além disso, ajuda no processo de desintoxicação do organismo, por ter substâncias antioxidantes”, afirma Roseli.
  7. Bebidas isotônicas engordam.
  8. Em partes: As bebidas esportivas são formuladas para quem pratica atividade física. O objetivo é repor o que foi perdido no suor. Ela não engorda, se usada por quem se exercita.
  9. Dietas vegetarianas, uma hora ou outra, levarão à anemia.
  10. Mito: Para ter uma alimentação equilibrada não é necessário comer carnes. É possível encontrar todos os nutrientes que o corpo precisa em outros alimentos.
  11. Comer e assistir televisão engorda.
  12. Verdade: Quando você se alimenta prestando atenção em outras coisas, não percebe o que está comendo e passa do ponto. “Realize as refeições em local tranqüilo”, ensina Roseli.
  13. Maionese? Nem pensar!
  14. Mito: Ela já foi vista como uma grande inimiga, mas, não é mais. Porém, prefira a light. “Em média, a maionese tem 30 calorias por colher de sopa, contra 90 do azeite”, revela Cynthia.
  15. Tomar pílula anticoncepcional engorda.
  16. Mito: Esse tipo de medicamento pode fazer com que a mulher retenha líquidos, o que causa inchaço. Mas não interfere em nada no acúmulo de gordura.
  17. Abdominais ajudam a eliminar a barriga.
  18. Mito: Esse tipo de exercício é indicado para fortalecer a musculatura do abdome, não para queimar gordura localizada.
  19. Abacate é calórico.
  20. Verdade: Em comparação com outra fruta, sim, devido ao seu alto teor de gordura. Ele tem aproximadamente 162 calorias (100g). “Ou seja: o dobro da manga, duas vezes e meia o valor da maçã ou do abacaxi”, avisa Tânia.
  21. Não é bom misturar frutas com alimentos salgados ou carboidratos com proteínas.
  22. Mito: A natureza é sábia e os próprios alimentos naturais já contêm essas misturas. “O feijão, a soja e a quinoa, por exemplo, possuem carboidratos e proteínas”, conta Cynthia.
  23. Refrigerantes diet e light estão liberados.
  24. Mito: Eles não contêm calorias, nem nutrientes. O corpo, com ajuda do fígado, precisa eliminar substâncias como poluição, produtos de limpeza e alimentos industrializados. “Os excessos sobrecarregam o fígado e causam doenças”, avisa Ana Beatriz.
  25. Vitamina engorda.
  26. Mito: As vitaminas não fazem com que a pessoa ganhe peso. “O que acontece é que elas abrem o apetite”, esclarece o médico André.
  27. É preciso comer mais vegetais.
  28. Verdade: Saudáveis e pouco calóricos, eles ocupam um bom espaço no prato por serem volumosos, e isso ajuda a não exceder no restante. Mas Cynthia avisa: “cuidado com a forma de preparo. Nada de encher de óleo”.
  29. Obesos, ao menos, estão bem nutridos.
  30. Mito: Está provado que muitos obesos são desnutridos, pois não se alimentam corretamente. Comer muito não significa, de jeito nenhum, comer certo.
  31. Salada pode ser muito calórica.
  32. Verdade: Dependendo do molho ou tempero, você acrescenta calorias demais ao prato. Cynthia ensina que é preferível usar shoyu, limão, vinagre, aceto e molhos light. E não abuse do azeite, que é saudável, mas engorda.
  33. Pular uma refeição por dia economiza boas calorias.
  34. Mito: É importante comer cada três horas, para manter os níveis de glicemia. “Assim, evitamos o estresse do jejum (que poupa energia e impede o emagrecimento) e evita a fome exacerbada na próxima refeição”.
  35. Cenoura com casca ajuda a emagrecer.
  36. Verdade: As fibras contidas na casca prolongam a sensação de saciedade. Por isso, esse alimento deve figurar no cardápio de quem está de dieta.
  37. Tomar vinagre antes das refeições ajuda a não engordar.
  38. Mito: “Além de não fazer efeito, os adeptos dessa prática certamente terão um problema grave no estômago, como uma úlcera”, alerta o médico André.
  39. Comer banana reduz a cãibra na hora de malhar.
  40. Verdade: Há vários motivos para o aparecimento da cãibra, dentre eles, a falta de potássio. Como a fruta é rica neste mineral, auxilia na diminuição da dor.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/ticas-de-emagrecimento-mitos-e-verdades/