Lagosta ao “Gratin” - À moda Maria Thereza Weiss
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • 1 lagosta de bom tamanho, fresca e cozida . 1 copo de leite . 2 gemas . queijo parmesão ralado
  • ½ cebola ralada . manteiga . 1 colher, das de sopa, bem cheia de maizena ou farinha de trigo
  • 2 colher, das de sopa, de vinho branco ou do Porto . 3 colheres das de sopa de creme de leite
  • 1 colher das de café , rasa de mostarda em pasta . sal, salsa e pimenta do reino
Preparação
  1. a. Etapa : Deixe a lagosta esfriar, na própria água em que foi cozida, desamarre-a e abra, com cuidado, para conservar a carcaça inteira. Retire a carne, limpe bem, tirando a tripa e lave em água corrente. Corte em pedacinhos e tempere com o vinho e um pouquinho de pimenta.
  2. a. Etapa : Creme : Misture o leite com a maizena e as gemas e passe pela peneira. Junte 1 colher, das de sobremesa, rasa, de manteiga, tempere com sal e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e cozinhar. Adicione uma colher, das de sopa, cheia de queijo, o creme de leite e a mostarda. Misture rapidamente e retire do fogo.
  3. a. Etapa : Leve uma panela ao fogo com uma colher, das de sopa, de manteiga e a cebola ralada, para dourar, Junte a lagosta, refogue bem e adicione o creme. Misture rapidamente, deite boa porção de salsa picadinha, prove o sal e retire. Encha, com o recheio, a carcaça da lagosta. Alise bem com uma faca passada em manteiga derretida, polvilhe com queijo ralado, salpique com manteiga, coloque em um pirex e leve no forno para gratinar . Arrume em um prato, enfeite com folhas de alface e rabanetes, cortados em formato de flores. Sirva em seguida.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/lagosta-ao-gratin-moda-maria-thereza-weiss/