Bacalhau Recheado a Moda de Monção
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • p/ 4 pessoas:
  • - 4 postas de bacalhau
  • - 4 fatias de presunto
  • - 2 tomates maduros mas firmes
  • - l pimento verde
  • - farinha q.b.
  • - azeite q.b.
  • - 4 cebolas descascadas e cortadas em rodelas finas
  • - 2,5 dl maionese
Preparação
  1. Demolhe o bacalhau (lombo) durante dois dias em água, substituindo a água por várias vezes, e um dia em leite. Escorra o bacalhau e seque-o. Abra ao meio cada uma das postas de bacalhau. Recheie com fatias de presunto de boa qualidade. Poderá, ainda, rechear cada posta de bacalhau com tomate fatiado, sem pele, nem sementes, e pimento, sem sementes, cortado em tiras.
  2. Passe as postas de bacalhau recheado por farinha, sacudindo o excesso. Frite-as em azeite, virando-as a meio da fritura. Escorra-as sobre papel absorvente de cozinha. Coloque-as depois numa assadeira. Entretanto, refogue as rodelas de cebola num pouquinho de azeite. Deixe as cebolas ganharem boa cor. Deite a cebolada sobre as postas de bacalhau. Cubra-as com a maionese.
  3. Leve a assadeira ao forno por uns quinze minutos ou até que a superfície fique dourada. Decore com pimentos morrones.
  4. Fritos de Bacalhau com Arroz de Feijão
  5. Para os fritos de bacalhau
  6. - 4 postas de bacalhau do lombo demolhado de véspera
  7. - farinha q.b.
  8. - sal e pimenta preta moída na altura
  9. - ovos batidos.
  10. Para o arroz de feijão
  11. - 2 chávenas (chá) de arroz
  12. - 200 g de feijão demolhado de véspera
  13. - 1 dl de azeite
  14. - 1 cebola descascada
  15. - 2 dentes de alho descascados e picados
  16. - 2 tomates sem pele e sem sementes e picados miudamente.
  17. Modo de Preparação:
  18. Comece por cozer o feijão em água (numa panela de pressão é mais rápido). Aqueça o azeite e junte-lhe a cebola, os dentes de alho e os tomates picados. Deixe apurar o refogado.
  19. Adicione o feijão cozido e escorrido, e o arroz. Adicione água suficiente para a cozedura do arroz. Pode usar a água onde cozeu o feijão. Se quer o arroz de feijão caldoso, já sabe que deverá triplicar ou mesmo quadruplicar o volume de água em relação ao de arroz. Deixe levantar fervura.
  20. Tempere a seu gosto (junte ainda salsa ou coentros picados). Deixe cozinhar, tapado, até que o arroz fique macio. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e corte-o a seguir em pedaços. Seque-os bem. Passe-os por farinha, previamente temperada de sal e de pimenta preta, e, depois, por ovo batido. Frite em azeite quente. Escorra, sobre papel absorvente de cozinha.
  21. Sirva decorados com salsa e rodelas de limão.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/bacalhau-recheado-a-moda-de-mon/