Pãezinhos Brioches de Doce de Leite
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • Massa:
  • 80ml (1/3 xícara) de água morna
  • 80ml (1/3 xícara) de leite morno
  • 14g - 5 colheres (chá) – de fermento biológico seco
  • 525g (3¾ xícaras) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 3 ovos grandes
  • 50g (1/4 xícara) de açúcar
  • 340g (1½ xícaras) de manteiga sem sal, em pedaços e em temperatura ambiente
Preparação
  1. Recheio:
  2. aprox. 300g (1 xícara) de doce de leite em temperatura ambiente
  3. Para pincelar o pão:
  4. ovo, batido com 1 colher (sopa) de água
  5. * xícara medidora de 240ml
  6. - Coloque o leite, a água e o fermento em uma tigela de batedeira e mexa para dissolver o fermento. Coloque a farinha e o sal na tigela e bata em velocidade baixa até misturar os ingredientes e umedecer a farinha, 10 segundos. Raspe as laterais da tigela.
  7. - Continue batendo em velocidade baixa e junte os ovos e o açúcar. Aumente para a velocidade média e bata até a massa se tornar uniforme, uns 3 minutos.
  8. - Adicione a manteiga, um pedaço de cada vez, batendo até que se incorpore à massa antes de adicionar outro pedaço. A massa ficará macia, parecendo massa de bolo. 4 - Aumente para a velocidade média-alta e bata até que a massa desgrude das laterais da tigela, uns 7 minutos.
  9. - Cubra a tigela com plástico e deixe crescer até que dobre de volume, mais ou menos 1 hora. Levante a massa pelas beiradas e deixe-a “abaixar” na tigela.
  10. - Cubra a tigela novamente com plástico e leve à geladeira até que a massa pare de crescer, levantando-a pelas beiradas como no início, a cada 30 minutos, perfazendo um total de 2 horas. Cubra a tigela e deixe na geladeira por 1 hora.
  11. - Retire a massa da geladeira e divida em duas partes iguais*.
  12. - Abra uma metade de massa num retângulo de 35x22cm. Espalhe o doce de leite sobre a massa, deixando uma beiradinha de 2,5cm sem recheio. Enrole feito rocambole e corte em 12 fatias. Coloque-as umas ao lado das outras em uma forma redonda de 22,5cm, untada com manteiga, cubra e deixe na geladeira até a manhã seguinte. A massa vai crescer lentamente durante a noite.
  13. - Pincele os pãezinhos com o ovo batido com água e asse em forno pré-aquecido a 175ºC por 20-25 minutos.
  14. - Você pode repetir o processo com a outra metade da massa ou fazer um filão de brioche.
  15. * Fiz metade da receita, usei uma forma de 25cm e deixei a massa crescer por 1 hora antes de assar (não daria para deixar de um dia para o outro). Cresceu bastante!
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/pinhos-brioches-de-doce-de-leite/