Sopa de feijão com hortaliça
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
Preparação
  1. Coze-se em água simples o feijão que se deseja, ou seja 100 gramas por pessoa, em água que cubra a dobrar o feijão. Este, que previamente esteve de molho de véspera, fervendo duas horas, deve estar cozido.
  2. Uma vez cozido, deita-se na panela um pouco de sal, uma cebola, pimenta, cravo de cabecinha, um raminho de salsa, meia folha de louro e um decilitro de azeite de oliveira, deixando ferver por espaço de mais de uma hora.
  3. Em seguida, junta-se-lhe mais o seguinte:
  4. -- Nabos cortados em pequenos pedaços, cabeças e ramas, cenouras aos quartos, couve-lombarda ou murceana, partida aos pedaços pequenos, deixando ferver até a hortaliça estar bem cozida.
  5. Serve-se em seguida, podendo ajuntar-se-lhe pão aos pedacinhos, deixando-os ferver ou deitando-os no prato, na ocasião de se servirem.
  6. A esta sopa há quem lhe junte arroz. Na falta de azeite, poderá ser aplicada a banha de porco, em quantidade proporcional à do azeite de oliveira.
  7. Há também quem faça, ou junte a este cozido, carne de porco salgada, como chispe, orelheira, etc.
  8. Neste caso coze-se logo com as hortaliças e depois do feijão cozido. Este prato serve-se como cozido à portuguesa, e serve de 2.o prato.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/sopa-de-feijcom-hortali/