Agosto 7, 2011 | Visitas: 6
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...
Escolha dos Utensílios
Autor: 
 

Preparacao
  1. As baixelas de copa e cozinha devem ser, o quanto possível, completas, a fim de atender a todas as necessidades na preparação dos alimentos. A cozinha é a parte da casa que exige maiores cuidados e que está mais directamente ligada á nossa saúde; por isso, deve ser mantida limpa e bem arrumada.
  2. Uma das preocupações mais sérias de uma dona-de-casa é a escolha dos utensílios de cozinha. Há utensílios de ferro, aço, teflon, cobre, alumínio, níquel, pedra, porcelana, ferro-ágata e pirex. Quais os melhores e mais higiénicos? Sem dúvida, os de vidro, porcelana ou ágata. Mas isso não quer dizer que não possam usar as outras variedades.
  3. As panelas de metal exigem cuidados especiais, especialmente as de cobre, quando não são estanhadas interiormente. O perigo do uso de vasilhas de cobre é o azinhavre(veneno dos mais violentos). Os tachos de cobre devem ser conservados bem limpos e brilhantes. Nunca se deve deixar esfriar neles qualquer doce ou alimento. Para areá-los, além do sapólio e outros preparados, pode-se usar laranja azeda e sal, ou limão e sal, ou vinagre e sal. Ás vezes condenam-se os alimentos como responsáveis pelas perturbações fisiológicas e, no entanto, estas em geral são produzidas, principalmente as cólicas, por substâncias tóxicas resultantes, como o oxiácido de chumbo, do uso de certos tipos de vasilhas.
  4. As vasilhas de barro vidrado não são muito recomendáveis, pois o vidro interno dificilmente se conserva intacto por muito tempo. Qualquer descuido pode acarretar graves danos, porque a acção do fogo derrete a substância vítrea que as recobre.
  5. As panelas, caldeirões e demais peças de aço (escovado ou polido) são muito resistentes e duráveis, mas exigem e conservação para evitar manchas e deformações.
  6. Quanto a raladores para frutos e legumes, prefira sempre os de alumínio, que não deixam escurecer as batatas e os frutos.
  7. As panelas de pedra ou de barro apresentam a desvantagem de serem pesadas e más condutores de calor (principalmente as de pedra), além de se quebrarem com facilidade. São no entanto necessárias, ao lado da bateria comum, para o preparo de determinados pratos, como o arroz de Braga, a feijoada, o cozido, etc.
  8. Os utensílios de ferro esmaltado ou de ágata são tradicionais em substituição aos de cobre. Não apresentam perigo algum, além de derem óptimos condutores de calor. As chocolateiras e cafeteiras esmaltadas são as que melhor mantêm quente a bebida e as que mais preservam o seu sabor típico. Para o chá, no entanto, devem-se preferir bules de louça ou porcelana.
  9. Convém abolir de todo os utensílios de chumbo. Os sais de chumbo combinam-se facilmente com o limão ou o vinagre, formando oxiácido de chumbo, que é um veneno. Deve-se também evitar colocar ácidos e líquidos salgados, gordurosos e oleosos em vasilhas de cobre.

 

MAIS VISTOS

    Sorry. No data so far.

© 2006-2017 Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Contacto: maisreceitas@gmail.com