Dezembro 20, 2010 | Visitas: 8
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...
Vatapá de Galinha
Autor: 
 

Preparacao
  1. Esta é uma das muitas maneiras de se fazer um vatapá de galinha. É uma forma simplificada, que não leva camarão seco, embora, se o conseguir, fica mais gostoso. É só descascar 300g de camarão seco, torra-los um pouco no forno médio e depois pulveriza-los no liquidificador e os juntar ao vatapá.
  2. Compre um frango de até dois quilos, cozinhe-o inteiro em água e sal, até que fique bem macio, desmanchando. Tire as peles e ossos e desfie toda a carne. Refogue em um pouco de óleo ou azeite, duas cebolas bem picadas e dois dentes de alho. Devolva para uma panela grande a carne e refogue-a com as cebolas , junte a ela 400g de amendoim torrado, sem a pele e liquidificado grosseiramente, ou 200g de amendoim e outro tanto de castanhas de caju também moídas grosseiramente, para que se sintam os pedacinhos ao comer. Liquidifique 250 g. de pão francês deixado de molho em um litro de leite junto com 300 ml de leite de coco, de uma garrafa de 500ml, reservando 200ml para fazer o acaçá. Ponha este creme na galinha desfiada que está na panela, junte mais uma caixinha de 200 g de purê de tomates e mexa em fogo baixo, até engrossar. Se for necessário coloque mais pão até formar um creme grosso. Apague o fogo, coloque umas três colheres de sopa de azeite de dendê, mexa e sirva com acaçá, receita abaixo.
  3. ACAÇÁ
  4. Faça um creme com 800 ml de água, mais os 200 ml de leite de coco reservados anteriormente e 4 colheres de sopa bem cheias de amido de milho, ou melhor, amido de arroz do tipo ARROZINA, MAMY. CREMOSITO ou outro, do tipo de fazer mingau para bebês. Para temperar e dar sabor ao acaçá coloque um cubo de caldo de galinha dissolvido na água e depois retoque o sal, se necessário. Há quem goste do acaçá doce, neste caso, não ponha o cubo de galinha nem sal.
  5. DICAS
  6. O acaçá deve ser despejado ainda quente, num pirex untado com óleo ou forminhas também untadas com óleo, onde deve esfriar, sendo desenformado diretamente nos pratos de servir. Eu particularmente gosto mais do acaçá quente, ainda mole, servido com colher diretamente no prato. Depois de frio, o acaçá fica firme e parece um flan ou gelatina e pode ser conservado na geladeira, onde ficará mais firme ainda até ser servido junto com o vatapá, sendo o único acompanhamento, não se usa arroz nem batata palha. Normalmente o acaçá é servido frio e o vatapá, bem quente, na temperatura e na pimenta.
  7. Não se deve colocar muita pimenta no vatapá que está na panela, pois algumas pessoas não gostam dele muito “quente”, é preferível colocar molho de pimenta ou TABASCO diretamente no prato, ao gosto de cada um. Se não quiser muito apimentado, mas com sabor pronunciado de pimenta, use as malaguetas sem as sementes, use só a casca, bem picadinha. Use luvas para lidar com as pimentas. Se desejar, pode usar menos pão para engrossar o vatapá e retifique a consistência com amido de arroz. Pode-se usar só amido de arroz ao invés de pão, mas não fica com a mesma consistência cremosa que só o pão sabe dar. Pode-se usar menos pão e depois, um pouco de amido de arroz ou de milho (maisena), dissolvida em um pouco de água, até se atingir a consistência desejada. Camarão seco, descascado, torrado e moído, acrescido ao frango, embora pareça esquisito, dá um sabor todo especial ao prato. Cuidado ao liquidificar o amendoim e a castanha pois por serem ricos em óleo, costumam se aglutinar ao redor das lâminas. Moa aos poucos ou use um pilão para não os transformar em pó muito fino.

© 2006-2017 Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Contacto: maisreceitas@gmail.com