MUFFINS
Author: MaisReceitas.com
Ingredientes
  • Para 16 muffins
  • 3,5 dl de água morna
  • ½ colher de chá rasa de açúcar
  • 15 g de fermento de padeiro
  • 500 g de farinha de trigo amornada
  • ½ colher de chá rasa de sal
  • 30 g de manteiga ou margarina derretida
Preparação
  1. Deite 1,5 dl da água numa tigela, junte o açúcar e mexa até se dissolver. Junte o fermento, bata, tape a tigela e deixe levedar em local morno durante 10 minutos, até começar a formar espuma.
  2. Peneire a farinha com o sal para uma tigela e faça uma cova no meio. Junte o líquido do fermento, a manteiga e o resto da água e misture bem até a massa ficar muito macia (se necessário, junte um pouco mais de água). Quanto mais macia a massa ficar, mais difícil é trabalhá-la, mas melhores ficam os «muffins».
  3. Trabalhe a massa sobre uma superfície polvilhada até ficar elástica e em seguida ponha-a numa tigela ligeiramente untada. Tape com película aderente e deixe-a levedar em local morno durante 1 hora aproximadamente, até dobrar de volume.
  4. Ponha a massa sobre uma superfície polvilhada e trabalhe-a durante 2 minutos. Divida em 16 partes iguais e molde em forma de bola. Polvilhe uma tábua com bastante farinha, ponha as bolas em cima e polvilhe-as com mais farinha peneirada. Cubra com um pano e deixe levedar durante 40 minutos em local morno, até a massa manter a dedada quando carregar levemente com o dedo.
  5. Aqueça uma frigideira de fundo espesso e unte-a ligeiramente. Cozinhe metade dos «muffins» de cada vez sobre lume médio durante cerca de 5 minutos, até ficarem bem dourados. Volte-os e cozinhe-os do outro lado durante mais 6-7 minutos. Retire-os para um cesto e embrulhe-os num guardanapo para os manter quentes enquanto acaba de fazer os restantes.
Recipe by Mais Receitas - Cozinhar é fácil at https://www.maisreceitas.com/muffins/