Home » Doces e Sobremesas » Tortas » Torta Mil-Folhas


Junho 6, 2005 | Visitas: 3
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...
Torta Mil-Folhas
Autor: 
 

Ingredientes
  • Massa:
  • – 1½ kg de farinha de trigo (1/2 kg é para trabalhar a massa, depois de pronta)
  • – 1kg de margarina
  • – 1 colher rasa, das de chá, de sal
  • – Aproximadamente 4 copos de água fria
  • Recheio:
  • – ½ kg de creme Chantilly
  • – Uma receita de creme inglês (ver em Molhos)
  • – 1 vidro de geleia de morango ou damasco
  • – ½ kg de nozes ou amêndoas picadinhas
  • – 1 cálice grande de vinho do Porto
  • – Açúcar de confeiteiro

Preparacao
  1. Massa:
  2. Primeira Etapa:
  3. Peneire 1 kg de farinha sobre a mesa, amontoe, faça no centro uma cova grande e rasa, ponha no meio o sal, dissolva com um pouquinho de água e, logo em seguida, vá ligando a farinha com a água (aos poucos), até obter massa bem mole, isto é, muito mais branda do que pastel. Feito isso, amasse e sove até se desprender facilmente da mesa (gruda nas mãos e na mesa, porém, no decorrer do trabalho, fica solta e completamente lisa). Enrole, coloque numa vasilha de louça, polvilhada com farinha, cubra e deixe repousar 1 hora.
  4. Segunda Etapa:
  5. Polvilhe a mesa com farinha, trabalhe muito bem a massa (vá polvilhando com farinha até poder abrir), abra com o rolo (na espessura de 1 cm) e dê o formato de um um grande tijolo. Com uma espátula, espalhe a margarina sobre toda a superfície da massa (deve ficar uma camada grossa de gordura). Dobre em três, como um guardanapo, torne a abrir em sentido contrário, dobre novamente em três e, depois, ao meio. Forme um retângulo, coloque em um tabuleiro, cubra com um guardanapo molhado, ponha no congelador e deixe descansar 1 hora.
  6. Terceira Etapa:
  7. Decorrido o tempo de descanso, coloque a massa sobre a mesa enfarinhada, polvilhe com farinha, abra novamente com o rolo, porém, desta vez, em sentido contrário (antes de cada dobra, tome o cuidado de retirar, com uma escovinha, o excesso de farinha). Torne a dobrar, conforme a indicação da segunda etapa, arrume do mesmo modo no tabuleiro, cubra com o guardanapo molhado e leve ao congelador. Deixe repousar por umas três horas, ou melhor, até ficar completamente firme. Depois, então, abra em espessura de um centímetro e corte segundo a indicação do salgadinho ou doce que deseja preparar.
  8. Dica para Massa:
  9. Convém cortar porções de massa de acordo com o que deseje preparar no momento e guardar o restante na geladeira, sempre coberta, com um guardanapo molhado.
  10. Preparo da Torta:
  11. Primeira Etapa:
  12. Assim que retirar o Creme Inglês do fogo, junte o vinho do Porto e bata até amornar. Divida a massa em quatro porções iguais e abra com o rolo, uma de cada vez, em espessura de 1 cm, sobre uma mesa polvilhada com farinha. Forre, com a massa, quatro formas baixas, próprias para torta (de fundo removível), limpas e secas, deixe descansar 1 hora e fure toda a superfície com a ponta da faca, a fim de não estufar. Asse em forno quente, nos 10 primeiros minutos e termine em temperatura moderada. Quando estiverem assadas e coradas, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.
  13. Segunda Etapa:
  14. Coloque um dos folhados em um prato, espalhe, por cima, leve camada de geleia derretida e, depois, uma farta camada de Creme Inglês. Salpique com nozes e coloque por cima outro folhado. Comprima com cuidado, passe uma camada de geleia e cubra com Chantilly e nozes. Coloque o terceiro folhado e proceda como para o primeiro. Termine com o quarto folhado, cubra com Chantilly e enfeite com nozes ou amêndoas. Polvilhe dos lados com açúcar de confeiteiro. Conserve na geladeira até o momento de servir.
  15. Nota: Esta torta pode ser feita com Pão-de-ló ao invés da Massa Folhada; o resultado é excelente.

MAIS VISTOS

    Sorry. No data so far.

© 2006-2017 Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Contacto: maisreceitas@gmail.com