Home » Pratos de Peixe » Bacalhau » DICAS SOBRE O BACALHAU


Março 7, 2010 | Visitas: 3
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...
DICAS SOBRE O BACALHAU
Autor: 
 

Preparacao
  1. Os 4 tipos de bacalhau
  2. Existem 4 tipos diferentes de bacalhau no mercado brasileiro, que estão ilustrados abaixo. Os tipos e cortes também podem ser vistos em fotografias, com melhor definição.
  3. Para quem conhece bem, apenas um deles é considerado legítimo: o cod, ou gadus morrhua, também conhecido no Brasil como “porto”.
  4. Os demais são peixes também muito saborosos, que passam pelo mesmo processo de salga e cura; por isso também são considerados bacalhaus. São eles o Saithe, o Ling e o Zarbo.
  5. O bacalhau do tipo Code é o legítimo bacalhau da Noruega. É o mais nobre e o mais caro. Normalmente é o maior, o mais largo e com postas mais altas. Sua cor é clara e uniforme e , quando cozido, seu file é composto por lascas tenras de sabor suave e sublime. É o bacalhau recomendado em praticamente todos os pratos da cozinha internacional. Em Portugal, por exemplo, só se importa bacalhau do tipo Cod. Se você quer comprar um autêntico bacalhau da noruega, opte sempre pelo cod, codinho ou porto. Veja mais dicas na próxima página.
  6. O tipo Saithe é o mais escuro e de sabor mais forte. Mais barato que o Cod, é o campeão de vendas no Nordeste brasileiro. É muito utilizado para bolinhos e ensopados de bacalhau, porque quando cozido sua carne desfia com facilidade.
  7. O tipo Ling é bem claro e mais estreito que os demais. Tem um bom corte e é muito apreciado no Brasil. Sua carne é clara, bonita e por isso atrai muitos compradores.
  8. O tipo Zarbo é mais popular e os peixes, geralmente, são menores que os demais tipos. É o preferido dos camelôs do Rio.

© 2006-2018 Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Contacto: maisreceitas@gmail.com